ABONG -  - Associação Brasileira de Organizações Não Governamentais

associe-se

conheça nossas associadas

Procure pelo nome em um dos campos abaixo:

selecione
selecione

Ou faça aqui uma busca detalhada:

selecione
selecione
selecione
selecione
  • APOIO

    • Pão Para o Mundo
  • REDES

    • MCCE

Semana Nacional pela Democratização da Comunicação tem agenda cheia em São Paulo

16/10/2015

Semana Nacional pela Democratização da Comunicação tem agenda cheia em São Paulo

Tiveram início ontem (14) as atividades da Semana Nacional pela Democratização da Comunicação, promovida pelo Fórum Nacional pela Democratização da Comunicação (FNDC) em parceria com coletivos e movimentos sociais como Intervozes e CUT. De 14 a 21 de outubro, mais de 13 estados brasileiros se mobilizarão para pautar o direito a uma mídia democrática e denunciar o atual oligopólio da comunicação.

Os principais meios de comunicação brasileiros hoje, a níveis nacional e regional, estão nas mãos de menos de dez famílias, dentre elas inclusive a família Collor e representantes da Igreja Universal. Além disso, são mais de 50 os políticos que possuem, diretamente, veículos de comunicação – o que é proibido segundo o Artigo 54 da Constituição Brasileira.

A Semana pretende difundir a importância da atualização do Marco Legal para as Comunicações, que possui um importante papel na ampliação da pluralidade e da representatividade, na garantia da transparência e do acesso às informações públicas e também da segurança e privacidade nas redes. Para isso, também é um dos focos da Semana ampliar a divulgação e a coleta de assinaturas do Projeto de Lei de Iniciativa Popular da Mídia Democrática, campanha do FNDC com a participação de diversas entidades brasileiras.

Comunicação feminista

Para as mulheres, o debate sobre a democratização da comunicação é latente, pois a grande mídia, nos moldes atuais, atua com parcialidade e dissemina a cultura machista, conservadora e de violência, sendo inúmeros os exemplos de programação sexista nos últimos anos.

Ao afirmar que “uma comunicação feminista é possível”, as organizações feministas compreendem a necessidade de avançar na regulação da mídia nacional, mas também a urgência em construir seus próprios canais de comunicação, auto organizados e independentes, em convergência com outros movimentos sociais e organizações. Com autonomia, as mulheres desde já ampliam o alcance de sua voz e são responsáveis pelas narrativas de suas próprias histórias, lutas e mobilizações.

Atividades em São Paulo

16/10: Ato Nacional em Defesa do Direito à Comunicação, convocado pela Central Única dos Trabalhadores (CUT).

17/10: coleta conjunta de assinaturas para o PL de iniciativa popular “Lei da Mídia Democrática”, das 10h30 às 13h30, na Praça Oswaldo Cruz.

18/10: bate-papo e exposição para estimular o uso do WiFi gratuito nas praças públicas de São Paulo, no Parque Raposo Tavares.

19/10: lançamento da cartilha digital “Caminhos para a luta pelo direito à comunicação no Brasil”, do Coletivo Intervozes, com roda de conversa e projeção, às 19h, no vão livre do MASP.

20/10: roda de conversa com jornalistas premiados, das 09h às 13h no Tucarena, e premiação e homenagens do 37º Prêmio Jornalístico Vladimir Herzog de Anistia e Direitos Humanos, às 20h, no TUCA.

21/10: debate “A EBC e o fortalecimento da Comunicação Pública”, com a presença de movimentos sociais e do presidente da EBC, Américo Martins, às 09h30, no Barão de Itararé; e debate “A mídia progressista que temos e qual queremos” às 19h, no Barão de Itararé.

22/10: Audiência Pública sobre as rádios e TV Cultura, às 14h, na Assembleia Legislativa de São Paulo.

23/10: festa “Democratize Já!”, com exibição de cenas do documentário “Júlio Quer Saber”, produzido pelo Coletivo Intervozes, e apresentação da banda Funkalleros, às 22h, no Espaço Urucum (atividade paga).

25/10: ato em memória aos 40 anos da morte do jornalista Vladimir Herzog, na Sé.

Fonte: SOF

 

PALAVRAS-CHAVE

  • PROJETOS

    • Programa de Desenvolvimento Institucional (PDI)

Rua General Jardim, 660 - Cj. 81 - São Paulo - SP - 01223-010
11 3237-2122
abong@abong.org.br

design amatraca