ABONG -  - Associação Brasileira de Organizações Não Governamentais

associe-se

conheça nossas associadas

Procure pelo nome em um dos campos abaixo:

selecione
selecione

Ou faça aqui uma busca detalhada:

selecione
selecione
selecione
selecione
  • APOIO

    • Pão Para o Mundo
  • REDES

    • TTF Brasil

Guia para aplicação da Consulta Pública de Percepção Ambiental é lançado

20/10/2015

Guia

Guia para aplicação da Consulta Pública de Percepção Ambiental é lançado

A Fundação SOS Mata Atlântica e Instituto Paulo Montenegro lançaram o Guia de Aplicação da Consulta Pública de Percepção Ambiental. O objetivo é apoiar e fortalecer as ações dos Conselhos Municipais de Meio Ambiente, Organizações Públicas e Sociais, bem como qualquer outro grupo organizado que, com a realização da Consulta Pública de Percepção Ambiental em seu município, poderá identificar suas deficiências e potencialidades nos temas abordados e cobrar suas prefeituras por providências, nestes sentidos.

Para tanto, a publicação oferece um passo-a-passo para a aplicação da pesquisa e um questionário previamente estruturado.

Consulta é importante para tomada de decisões sobre meio ambiente

A importância da pesquisa em percepção ambiental para o planejamento do ambiente foi ressaltada pela UNESCO já em 1973, no Programa o Homem e a Biosfera (MAB – Man and the Biosphere Programme). Para atingir seus objetivos, o Programa MAB adotou uma abordagem ecológica integrada para as suas atividades de investigação e formação, centrada em torno de catorze grandes temas, e projetada para a solução de problemas concretos de gestão nos diferentes tipos de ecossistemas.

Seguindo o mesmo propósito, a Caracterização Ambiental do Estado de São Paulo por Percepção de 1986, publicada pela Agência Ambiental do Estado de São Paulo (CETESB), propôs-se a coletar e organizar as percepções da população sobre aspectos ambientais. A partir dos resultados, visava estimular a reflexão e a mobilização do cidadão na comparação com os dados oficiais disponíveis até então.

A Consulta Pública de Percepção Ambiental permite coletar dados que indiquem como as pessoas percebem o município onde vivem, sob a perspectiva ambiental, mapear tendências, problemas e possibilidades de soluções. Ao mesmo tempo, possibilita o compartilhamento de informações, a partir de uma metodologia que promove a participação e a mobilização social, e proporciona momentos de reflexão sobre as influências do meio ambiente na qualidade de vida da população.

Esta ação tem sido utilizada por muitos municípios em iniciativas ligadas à elaboração dos Planos Municipais de Mata Atlântica (PMMA) e ao projeto Rede das Águas, da Fundação SOS Mata Atlântica, fortalecendo e integrando estratégias pela qualidade da gestão ambiental participativa nos municípios.

Conheça os resultados obtidos no ciclo 2014 de aplicação da Consulta de Percepção, com apoio de diversos Conselhos Municipais de Meio Ambiente.

  • ACESSE AS EXPERIÊNCIAS

Saiba mais: https://www.sosma.org.br/projeto/planos-de-mata-atlantica/caracterizacao-ambiental/

Apoie esta iniciativa e outros projetos da Fundação

Os projetos da SOS Mata Atlântica contam com o apoio de empresas e pessoas espalhadas por todo o país para serem realizados. Você também pode ajudar. Faça uma doação ou seja um filiado!


Fonte: SOS Mata Atlântica 

 

PALAVRAS-CHAVE

  • PROJETOS

    • Informação, formação e comunicação em favor de um ambiente mais seguro para a sociedade civil organizada

Rua General Jardim, 660 - Cj. 71 - São Paulo - SP - 01223-010
11 3237-2122
abong@abong.org.br

design amatraca