ABONG -  - Associação Brasileira de Organizações Não Governamentais

associe-se

conheça nossas associadas

Procure pelo nome em um dos campos abaixo:

selecione
selecione

Ou faça aqui uma busca detalhada:

selecione
selecione
selecione
selecione
  • APOIO

    • Instituto C&A
  • REDES

    • MCCE

Projeto “Conselhos Fortes, Direitos Garantidos” chega às cidades de São José dos Campos e Jacareí

26/10/2015

Com a proposta de promover melhorias na elaboração e na execução de políticas públicas e fortalecer a participação social por meio dos Conselhos de Segurança (Consegs), o projeto “Conselhos Fortes, Direitos Garantidos”, desenvolvido pela Agenda Pública e Escola de Políticas Públicas, acaba de chegar aos municípios de São José dos Campos e Jacareí, no Vale do Paraíba, no Estado de São Paulo.

A ideia é fortalecer as capacidades de mais de 200 conselheiros(as), gestores(as) e demais atores envolvidos no sistema de segurança pública para que possam refletir, formular e acompanhar políticas públicas do setor.

foto jacarei

Lançamento do programa em São José dos Campos/SP

Desenvolvido pela Escola de Políticas Públicas (EPP), hoje vinculada à Agenda Pública, o projeto busca enfatizar situações práticas e experiências concretas da realidade. Entre as atividades previstas estão a oferta de dois cursos online com total de 40 horas. O primeiro deles – “Construção de políticas de segurança pública no Brasil” – visa apresentar possíveis propostas para reduzir os índices de criminalidade e melhorar a sensação de segurança da população. Já o curso “Participação na segurança pública” destaca a importância do engajamento dos cidadãos e trata dos Consegs como espaço estratégico para potencializar a participação mais ativa na melhoria da segurança pública.

Durante os cursos, os participantes, além de conhecerem mais a respeito dos principais conceitos da área, estudam também casos práticos e participam de exercícios que visam apresentar ferramentas para auxiliar na identificação e priorização de problemas, na elaboração de projetos e de seu monitoramento.

As formações contam também com tutoria online e aulas presenciais. O projeto pretende ainda organizar dois fóruns regionais de Segurança Pública e Direitos Humanos nas cidades.

O projeto já foi aplicado, em 2013, com patrocínio da Petrobras, nos municípios da Baixada Santista, com foco no fortalecimento das capacidades institucionais dos Conselhos Tutelares e dos Conselhos de Direitos da Criança e do Adolescente. Foram oferecidos três cursos online e gratuitos direcionados aos governos e à sociedade civil.

Fonte: Agenda Pública 

 

PALAVRAS-CHAVE

  • PROJETOS

    • Novos paradigmas de desenvolvimento: pensar, propor, difundir

Rua General Jardim, 660 - Cj. 71 - São Paulo - SP - 01223-010
11 3237-2122
abong@abong.org.br

design amatraca