ABONG -  - Associação Brasileira de Organizações Não Governamentais

associe-se

conheça nossas associadas

Procure pelo nome em um dos campos abaixo:

selecione
selecione

Ou faça aqui uma busca detalhada:

selecione
selecione
selecione
selecione
  • APOIO

    • Fundação Ford
  • REDES

    • FIP

Núcleo do ArticulAção irá promover Cine Debates em Petrópolis

30/10/2015



A partir do próximo dia 31/10 o Núcleo de Cinema e Direitos Humanos  (Cin&DH) do Centro de Defesa dos Direitos Humanos de Petrópolis (CDDH)  começa a promover, uma vez por mês, Cine Debates gratuitos para o público em geral. Com isto os petropolitanos terão um espaço para assistir e debater filmes de várias temáticas. As sessões  acontecerão sempre no último sábado de cada mês às 16h, no salão principal da organização. 

 
A proposta da equipe, que faz parte do Projeto ArticulAção, é ampliar as reflexões sobre a sétima arte para o público em geral. O Cine Debate exibirá, além de filmes próprios, projetos de referência para o cinema e na luta dos direitos humanos nas sociedades. Neste primeiro dia de evento serão transmitidos diversos vídeos produzidos pelo núcleo, entre eles o documentário lançado este ano 'A Casa de Vocês é muito lá em cima?', que fala sobre o processo de ocupação da comunidade 1º de Maio, no Bairro Madame Machado. A mobilização popular que aconteceu na década de 1980 contou com o apoio de instituições da sociedade civil como o próprio CDDH e de vários artistas nacionais. 

De acordo com Jean Costa, um dos integrantes do núcleo, embora o Cine Clube vá exibir produções de diversas temáticas, as discussões serão sempre enfocadas a partir da análise da película. " Debater somente a temática é quase como 'usar' o filme... A gente encara o  próprio filme como uma temática a ser debatida", disse. Além de Jean, a equipe também conta com o trabalho do cinegrafista Flávio Kactuz, do filósofo e editor de vídeo Neurivan de Barros, do cinegrafista e estudante de Filosofia, Wendel Fernandes e dos jovens pesquisadores do Projeto ArticulAção (CDDH),Maristela Silva, Fabiano da Cruz e Sasha Queens.O Cin&DH foi criado em 2012 e atualmente é composto por educadores populares, monitores e jovens que participaram de projetos do CDDH e que hoje integram o ArticulAção, uma iniciativa da organização, criada com o objetivo de pesquisar a realidade vivida por jovens que habitam comunidades da periferia de Petrópolis e incidir no desenvolvimento do protagonismo da juventude nessas localidades.

O ArticulAção é um projeto do Centro de Defesa dos Direitos Humanos de Petrópolis- CDDH, que visa ampliar as ações do Programa Arte-Educação e Direitos Humanos, criado em 1997 pelo próprio CDDH. A iniciativa é patrocinada pela Petrobras e apoiado pela DKA Áustria, para realizar o cruzamento de informações sobre infância e adolescência, através do trabalho com jovens de comunidades periféricas do município de Petrópolis (a maioria afetada por desastres socioambientais).

A partir da realização de oficinas, educadores populares dividem-se em núcleos de ação diferenciados, que elaboram atividades de  temáticas multidisciplinares, com o intuito de incentivar e desenvolver a participação dos adolescentes nas próprias comunidades e na construção de políticas públicas. São técnicas de audiovisual, canto coral, cinema, agroecologia, história, língua portuguesa, cidadania, construção de instrumentos musicais, funk e teatro, apresentadas e trabalhadas em equipe.

Hoje o trabalho do Projeto ArticulAção é realizado em três comunidades de Petrópolis. São elas: Caxambú, Alto Independência e Madame Machado.

Fonte: CDDH

 

PALAVRAS-CHAVE

  • PROJETOS

    • Fórum Social Mundial

Rua General Jardim, 660 - Cj. 71 - São Paulo - SP - CEP: 01223-010 - Tel.: 11 3237-2122

Horário de funcionamento do escritório: segunda-feira à sexta-feira, das 9h às 19h

design amatraca