ABONG -  - Associação Brasileira de Organizações Não Governamentais

associe-se

conheça nossas associadas

Procure pelo nome em um dos campos abaixo:

selecione
selecione

Ou faça aqui uma busca detalhada:

selecione
selecione
selecione
selecione
  • APOIO

    • União Europeia
  • REDES

    • Plataforma Reforma Política

Dia Mundial de Luta Contra a Aids: ABIA promoverá ações para debater prevenção e defesa dos direitos humanos das pessoas que vivem ou estão expostas ao HIV e à AIDS

25/11/2015

Desafios para resposta à AIDS no século XXI: Associação Brasileira Interdisciplinar de AIDS – (ABIA) promoverá ações para debater prevenção e a defesa dos direitos humanos das pessoas que vivem ou estão expostas ao HIV e AIDS

30/11 - RJ – Lançamento da publicação "Pedagogia de Prevenção”

02/12 - RJ – 20 anos do filme Cabaret Prevenção

Uma das principais ONGs do país e com atuação há 28 anos no enfrentamento do HIV/AIDS, a Associação Brasileira Interdisciplinar de AIDS – (ABIA) marcará o Dia Mundial de Luta Contra a Aids (1º de dezembro) propondo um debate no dia 30/11 acerca das práticas voltadas à prevenção da AIDS, o crescimento da epidemia e a importância do acesso à informação como ferramenta de autonomia e empoderamento dos indivíduos.  Na ocasião, será lançada, no Rio de Janeiro, a publicação Perspectiva política - Pedagogia da Prevenção: reiventando a prevenção do HIV no século XXI na versão impressa (português) e virtual (inglês).

“Numa época em que se amplia o número de opções preventivas, desenvolver uma resposta que promova o empoderamento das pessoas em risco de infecção pelo vírus do HIV é um dos grandes desafios para a prevenção no século XXI. Para que as pessoas façam escolhas conscientes, é preciso ter garantido o acesso à informação sobre saúde a fim de tomar decisões baseadas no que é melhor para cada realidade. A pedagogia da prevenção exige, portanto, conscientização e empoderamento para que as pessoas coloquem o conhecimento em prática” afirma Richard Parker, diretor-presidente da Associação Brasileira Interdisciplinar de AIDS (ABIA).

A publicação “Pedagogia da Prevenção” terá seu lançamento no próximo dia 30 de novembro, às 18h30, em um debate com os autores Richard Parker e Veriano Terto, na sede da ABIA – Avenida Presidente Vargas, 446 - 13º andar, Rio de Janeiro. O mesmo texto terá sua versão em inglês 'Prevention Literacy' lançada virtualmente através da plataforma do Global Aids Policy Watch – www.gapwatch.org, criado pela ABIA para acompanhar e desenvolver análises críticas a nível mundial.

Cabaret Prevenção – 20 anos depois, oportuno e atual


No dia 2 de dezembro no CCBB – RJ, a ABIA fará uma exibição comemorativa dos 20 anos, seguida de debate de “Cabaret Prevenção” - filme que documenta o resultado das oficinas e do livro organizado com os participantes das Oficinas de Teatro Expressionista, Sexualidade e AIDS para Homens que fazem Sexo com Homens (HSH) iniciadas na ABIA em 1993 e que, transformada em performance teatral, ocupou (com casa cheia) o palco do Teatro Alaska, em plena Copacabana.


Vagner de Almeida, diretor do filme, explica que a ideia do projeto, na época, foi trazer ao público uma série de demandas do coletivo HSH, algo que não se tocava ou falava, pois as barreiras eram imensas. “Foi uma criação coletiva com a participação de dezenas de participantes, homossexuais, travestis e futuros travestis; rapazes que alguns anos depois se transformaram por completo para o gênero feminino”.

Em 2015 completou-se 20 anos de sua existência e o filme continua extremamente atual. “Nada mudou e eu diria que nos dias de hoje, com todos os avanços, só piorou a situação da comunidade LGBT, mesmo com muitos acreditando que os avanços tenham sido uma porta para tantas outras demandas sociais”. Na avaliação de Vagner Almeida, houve um retrocesso no universo LGBT, no campo do HIV e da AIDS, pois os mesmos enfrentamentos da década de 80, quando a epidemia se alastrou pelo mundo; na década de 90 quando foram vivenciadas tantas lutas contra o HIV e a homofobia; e nos dias atuais, 20 anos depois, ainda é preciso enfrentar todo tipo de discriminação e crimes de ódios contra a sociedade – não só HSH, mas o coletivo LGBT.

Após exibição comemorativa, haverá debate com o diretor e dois personagens que participaram do filme na época. Nesta mesma noite, o Projeto Diversidade Sexual, Saúde e Direitos entre Jovens, da ABIA fará uma homenagem a pessoas e grupos envolvidos com a causa do HIV/AIDS e que vem atuando dentro das favelas, nas ruas e desenvolvendo atividades positivas como acolhimento e prevenção. Serão 20 homenageados, que receberão a placa "Reconhecimento: promoção em saúde e prevenções populares do HIV e da AIDS".

 

Serviço


30/11 às 18h30
. Lançamento da publicação "Pedagogia de Prevenção" – Debate com os autores Richard Parker e Veriano Terto

Lançamento virtual da publicação 'Prevention Literacy' – Plataforma do Global Aids Policy Watch – www.gapwatch.org 

Local: Sede da ABIA – Avenida Presidente Vargas, 446 – 13º andar


02/12 às 18h30
. Comemoração dos 20 anos do filme Cabaret Prevenção e homenagem com entrega da placa "Reconhecimento: promoção em saúde e prevenções populares do HIV e da AIDS" 

Local: CCBB – Rio de Janeiro-RJ – Rua Primeiro de Março, 66 – a 4º andar. Sujeito à lotação

 

PALAVRAS-CHAVE

  • PROJETOS

    • Novos paradigmas de desenvolvimento: pensar, propor, difundir

Rua General Jardim, 660 - Cj. 81 - São Paulo - SP - 01223-010
11 3237-2122
abong@abong.org.br

design amatraca