ABONG -  - Associação Brasileira de Organizações Não Governamentais

associe-se

conheça nossas associadas

Procure pelo nome em um dos campos abaixo:

selecione
selecione

Ou faça aqui uma busca detalhada:

selecione
selecione
selecione
selecione
  • APOIO

    • União Europeia
  • REDES

    • ALOP

Serta sedia II Conferência Territorial de ATER

27/11/2015

O Colegiado Territorial da Mata Norte – COTEMAN realizou a II Conferência Territorial de Assistência Técnica e Extensão Rural, nesta quarta-feira (25), no Campo da Sementeira, Serta Glória do Goitá/PE.

O evento, que apresentou o tema “Ater, Agroecologia e Alimentos Saudáveis”, contou com a presença do ProRural, de jovens rurais, agricultores/as familiares, povos e comunidades tradicionais, profissionais de ATER, organizações sociais prestadoras de serviços de ATER, consórcios públicos territoriais, sindicato de trabalhadores/as rurais e movimentos sociais, de 19 municípios da Região da Mata Norte pernambucana.

A conferência teve como objetivo definir estratégias e ações prioritárias para promover a universalização da oferta dos serviços de Assistência Técnica e Extensão Rural – ATER, pública e de qualidade, aos agricultores/as familiares pernambucanos.

De acordo com o presidente do Serta, Germano Barros, a conferência é “uma grande oportunidade de convergir às forças, unificar a luta da agricultura familiar com os movimentos sociais, com diversas associações, com os/as agricultores/as, com o governo estadual e federal, no sentido de fazermos uma grande mobilização social para poder qualificar a política nacional de assistência técnica, fechando o ciclo na conferência nacional”.

Para Josefa Maria, 42, do município de Carpina/PE, a conferência expande o conhecimento e oportuniza a discussão em benefício como um todo. “A gente fica por dentro dos assuntos e opina sobre soluções para a agricultura, porque através das opiniões da gente, chegamos ao objetivo”, disse.

A conferência foi orientada pelos eixos temáticos: Sistema Nacional de ATER – Fortalecimento Institucional Estruturação, Gestão, Financiamento e Participação Social; ATER e Políticas públicas para a agricultura familiar e formação e construção dos conhecimentos na ATER, que interliga os transversais: ATER para as mulheres rurais; ATER para a juventude rural e ATER para povos e comunidades tradicionais.

Cada eixo construiu proposições a ser encaminhadas à conferência estadual tendo como base a Política Nacional de Assistência Técnica e Extensão Rural (PNATER), de acordo com o Plano Nacional de Desenvolvimento Rural Sustentável e Solidário (PNDRSS) e o Plano Nacional de Agroecologia e Produção Orgânica (PLANAPO).

As ideias formuladas nas atividades em grupo foram analisadas e aprovadas pelo coletivo. Elas serão defendidas na Conferência Estadual, prevista para abril do próximo ano, pelos/as 16 delegados/as da sociedade civil e 8 do poder público.

Acompanhe o calendário das próximas conferências territoriais:

Sertão do Araripe – 4 de dezembro, sede da ONG Caatinga, em Ouricuri/PE.

Sertão do São Francisco – 10 de dezembro, Campus Espaço Plural, UNIVASF, em Juazeiro/BA.


Fonte: Serta

 

 

PALAVRAS-CHAVE

  • PROJETOS

    • Novos paradigmas de desenvolvimento: pensar, propor, difundir

Rua General Jardim, 660 - Cj. 81 - São Paulo - SP - 01223-010
11 3237-2122
abong@abong.org.br

design amatraca