ABONG -  - Associação Brasileira de Organizações Não Governamentais

associe-se

conheça nossas associadas

Procure pelo nome em um dos campos abaixo:

selecione
selecione

Ou faça aqui uma busca detalhada:

selecione
selecione
selecione
selecione
  • APOIO

    • Misereor
  • REDES

    • MCCE

Jovens Comunicadores da Amazônia é selecionado na programação da Conferência Nacional de Juventude

27/11/2015

Programada para ocorrer no período de 16 a 19 de dezembro, em Brasília, a 3ª Conferência Nacional de Juventude selecionou 250 jovens para participar do espaço cultural MANIFESTA, que integra a programação do encontro. Cinco deles são jovens participantes do Projeto Jovens Comunicadores da Amazônia, realizado pela Unipop, por meio do Programa Juventude, Participação e Autonomia.

O MANIFESTA é um espaço que agrega atividades artísticas, científicas, culturais e de comunicação com o objetivo de dar visibilidade às manifestações da juventude em múltiplas linguagens e formas de expressão, para potencializar a autonomia, auto-organização e emancipação juvenil.

Ao todo, mais 850 inscrições foram realizadas. Sete propostas do Pará foram aprovadas, sendo três do município de Santarém e quatro de Belém, entre elas está a do Projeto Jovens Comunicadores da Amazônia, que além de socializar a experiência de suas ações, irá contribuir na cobertura midiática do evento.

Marinéia Ferreira, Andrei Ribeiro, Marcele Monteiro, Sidney Silva e Diego Teófilo são os cinco jovens da Unipop que em breve estarão arrumando as malas para participar da 3ª CNJ e compartilhar as ações do JCA na MANIFESTA.

“Me sinto muito honrada por ter sido escolhida. Estou indo não somente como uma jovem integrante do curso de comunicação daqui, mas representando a Unipop e a periferia onde eu vivo. Quando eu recebi a notícia, eu fiquei muito feliz. Ao mesmo tempo eu vejo que é uma responsabilidade. Não é uma brincadeirinha, não é pra aparecer e nem é qualquer coisa que nós vamos falar”, comenta Marinéia sobre suas expectativas.

De acordo com Andrei, o WhatsApp foi o aplicativo pelo qual os jovens comunicadores iniciaram a articulação para participar da MANIFESTA. “A gente viu o Edital na internet e por meio do nosso grupo de WhatsApp a gente começou a se articular para participar. Acho que vai ser um local de troca de experiências e de novas aprendizagens”, diz o jovem.

Conferência

A Conferência Nacional de Juventude é um espaço de diálogo e participação juvenil para pautar ações de políticas públicas voltadas a este grupo social e também de articulação entre redes e organizações sociais para monitorar o cumprimento governamental dessas políticas. As propostas e resoluções sistematizadas durante a Conferência Nacional servirão de subsídio para a elaboração do Plano Nacional de Juventude.

A CNJ é antecedida pelas etapas estaduais, uma etapa digital e uma etapa específica voltada à juventude indígena e de comunidades tradicionais, onde são eleitas delegadas e delegados para a participação nacional.

A Conferência é organizada pela Secretaria Nacional da Juventude (SNJ) e pelo Conselho Nacional de Juventude (CONJUVE), que juntas compõem a Comissão Organizadora Nacional.

Jovens Comunicadores da Amazônia

É um projeto realizado pela Unipop, por meio do Programa Juventude, Participação e Autonomia (JPA), com o objetivo de fortalecer a autonomia e o protagonismo juvenil por meio das múltiplas possibilidades das novas tecnologias de informação e comunicação. O projeto tem duração de dois anos e suas ações são realizadas na região metropolitana de Belém com o apoio da Oi e Oi Futuro.

Veja aqui a lista da atividade aprovadas
Saiba mais sobre a 3ª Conferência Nacional de Juventude


Fonte: Unipop

 

PALAVRAS-CHAVE

  • PROJETOS

    • Programa de Desenvolvimento Institucional (PDI)

Rua General Jardim, 660 - Cj. 71 - São Paulo - SP - 01223-010
11 3237-2122
abong@abong.org.br

design amatraca