ABONG -  - Associação Brasileira de Organizações Não Governamentais

associe-se

conheça nossas associadas

Procure pelo nome em um dos campos abaixo:

selecione
selecione

Ou faça aqui uma busca detalhada:

selecione
selecione
selecione
selecione
  • APOIO

    • Pão Para o Mundo
  • REDES

    • Beyond

Resultado do curso sobre produção social do habitat

27/11/2015

Entre os dias 19 e 23 de outubro, durante a semana acadêmica da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, ocorreu o curso de extensão Produção Social do Habitat: teoria e prática, resultado da parceria entre Laboratório Cidade em Projeto (LABCP/UFRGS), Instituto de Pesquisas Hidráulicas (IPH/UFRGS), com apoio do Cidade – Centro de Assessoria e Estudos Urbanos.

O curso foi organizado em três modos de ação-aprendizagem. Primeiro por debates abertos à noite, quando se discutiu maneiras viáveis e críticas de intervir na realidade na área de intersecção entre ensino e a profissão do Arquiteto e Urbanista. Segundo, no período da tarde, através de visitas guiadas a conjuntos Minha Casa, Minha Vida de produção associativa (MCMV – Entidades, produzidas por cooperativas) e rentista (MCMV empresarial) na faixa de zero a três salários mínimos. As visitas objetivaram conhecer a realidade da produção habitacional e instrumentalizar os participantes para o ateliê final.

Foi finalizado com um ateliê preparando diretrizes para um projeto mais comprometido com a realidade do entorno da bacia hidrográfica Mãe D’água, nas imediações do fim da linha de ônibus do Campus do Vale da UFRGS. O Ateliê de projeto terá participação de estudantes franceses e se realizará no início de 2016.

As propostas se deram em torno de diretrizes para duas áreas: i) iniciar um processo de trabalho social que crie condições para a participação social em um possível projeto de remodelação das comunidades com o objetivo de evitar inundações e; ii) elementos necessários a uma boa infraestrutura e diretrizes de projeto.

MEMÓRIA

As brutais desigualdades sociais existentes no Brasil ganham materialidade em nossas cidades. Em Porto Alegre, como em outras cidades, favelas e conjuntos habitacionais marcados pela precariedade abrigam milhares de brasileiros. As intervenções visando dignificar a vida nestas áreas, por sua complexidade, demandam o concurso de diversos conhecimentos e profissões. A partir do estudo de experiências concretas, o curso quer estimular o diálogo entre diferentes saberes na projetação destes espaços. Como nossos arquitetos-urbanistas e engenheiros estão dando conta dessa realidade? Como nossa Universidade está ensinando o projeto do habitat? Nosso ensino de fato promove a integração de conhecimentos? A hipótese que orienta o curso é que o (ensino do) projeto habitacional deve ser sistematicamente abordado como (ensino do) projeto do habitat e da cidade e não como (ensino do) projeto de uma edificação-objeto. Para alcançar seu objetivo, o curso promoverá o diálogo entre professores, estudantes, profissionais de projeto, agentes públicos e lideranças comunitárias. Servirá ainda como atividade preparatória ao Ateliê Internacional – O futuro dos bairros autoconstruídos junto a nascentes e cursos d’água / Devenir des quartiers autoproduits à la source et en lit de rivière / El futuro de los barrios autoconstruidos adyacentes a las nacientes y cursos de agua / The future of self-built neighborhoods in the vicinity of springs and watercourses – que se realizará de 18 a 29 de abril de 2016, envolvendo a participação de estudantes e professores brasileiros, franceses, argentinos, paraguaios e uruguaios, fruto de parceria entre a Faculdade de Arquitetura, o IPH e a Escola Nacional de Arquitetura de Paris La Villette.

Fonte: Cidade

 

PALAVRAS-CHAVE

  • PROJETOS

    • FIP - Fórum Internacional das Plataformas Nacionais de ONGs

Rua General Jardim, 660 - Cj. 71 - São Paulo - SP - CEP: 01223-010 - Tel.: 11 3237-2122

Horário de funcionamento do escritório: segunda-feira à sexta-feira, das 9h às 19h

design amatraca