ABONG -  - Associação Brasileira de Organizações Não Governamentais

associe-se

conheça nossas associadas

Procure pelo nome em um dos campos abaixo:

selecione
selecione

Ou faça aqui uma busca detalhada:

selecione
selecione
selecione
selecione
  • APOIO

    • Misereor
  • REDES

    • TTF Brasil

Oficina O Ser Político em Pernambuco

27/11/2015

Que ser político vive em você e é capaz de promover mudanças? Em que sua ação fortalece ou não o contexto das crises que nossa sociedade vive hoje? Participe em dezembro da oficina "O Ser Político", promovido pelo Grupo Recife de Aprendizagem (GRA) e Instituto Fonte, com facilitação de Denise Castro, Lindalva Correia e Pedro Pereira. Inscrições abertas!

O Ser para se fazer pleno deve exercer seu estado de liberdade, onde sua vontade atenda a seus interesses e necessidades de maneira engajada e responsável com o Todo do qual ele é parte. É na complexidade da vida em sociedade que o Ser Político se desenvolve, colocando seu gesto no mundo, ao mesmo tempo que o mundo se coloca nele.

O momento que nosso país vive nos chama para uma qualidade de pensar que encontre novos caminhos para superação das diferentes crises que geramos dentro e fora de nós.

A oficina O Ser Político busca contribuir para a qualificação desse pensar para um agir em liberdade. Convida o participante a ampliar sua percepção sobre o ser político que vive nele, refletindo sobre sua ação no mundo. O que essa ação mantém, fortalece e transforma em relação com o outro e com o mundo a sua volta. Para, então, poder recriar seu posicionamento sendo coerente com esse ser político que conduz a si mesmo como agente cocriador de uma sociedade democrática e sustentável.

O caminho

A base de uma sociedade sustentável se nutre da confiança nas relações sociais. Sem isso, o campo social torna-se um terreno fértil para que o conflito aconteça pela dominância do poder. Assim, a oficina pede abertura e colaboração, criando condições de confiabilidade para esse ambiente relacional, uma vez que o processo irá percorrer por caminhos que passam pela prática de cada participante.

A abordagem aplicada entende que os processos sociais são fenômenos vivos e cada indivíduo é parte ativa da situação na qual está inserido. É essa sensibilidade de ver e compreender que a oficina propõe desenvolver, esticando no participante suas habilidades perceptivas, levando-o a ter um olhar cada vez mais acurado sobre si, o mundo e as relações que se estabelecem entre estes.

Ao longo dos três dias da oficina serão realizadas atividades de compreensão de situações sociais, partilha de experiências e reflexões, exercícios de habilidades sociais, arte e leitura.

Essa oficina é a primeira de uma série de cinco temas relacionados ao programa O Pensar Político e o desenvolvimento de uma prática política sustentável, sendo: O Ser Político; Política e Complexidade; Uma prática servidora; Nova política e Um projeto político inovador.

Para quem
A oficina foi desenvolvida para pessoas que procuram olhar o momento atual para além das críticas e propõem-se a pensar sobre as suas ações como seres políticos. Ela aplica-se às lideranças organizacionais e comunitárias, pessoas que atuam na construção de uma nova política, educadores, empreendedores, membros de governo, políticos institucionais, jovens lideranças, membros de movimentos sociais.


Data da oficina: 3 a 5 de dezembro de 2015

Horário: 9h às 18h

Local: Centro de Cultura Luiz Freire. Rua 27 de Janeiro, 181. Carmo, Olinda (PE)
.
Investimento: R$ 800,00. Não inclui custo com alimentação. Se esse valor for impeditivo para você, encaminhe um e-mail para denise@institutofonte.org.br, dizendo o que leva você a querer fazer a oficina, porque esse valor não é viável e qual seria o investimento possível. Dessa forma, cuidaremos junto da viabilidade da sua participação na oficina.

Confira aqui as fotos do evento de lançamento, que aconteceu em 9 de dezembro de 2015, na Jump Brasil.
 

Sobre os facilitadores

Denise Castro – É profissional de desenvolvimento com foco em ações político-socioambientais para a sustentabilidade. É graduada em Ciências Biológicas pela PUC-Campinas. Se desenvolveu como gestora organizacional no terceiro setor, articuladora e estrategista, adquirindo experiência na gestão pública por meio da relação público-privada e no desenvolvimento de políticas públicas. É associada ao Instituto Fonte para o Desenvolvimento Social e membro do Grupo Recife de Aprendizagem. Líder da Rede de Ação Política pela Sustentabilidade (RAPS).



Lindalva Correia - É facilitadora de processos de Desenvolvimento Institucional e gestora de política pública no campo de Direitos Humanos com foco na Saúde. Graduada em Serviço Social pela UFPE e pós-graduada em Recursos Humanos  pela UPE. Atua no Programa de Desenvolvimento Institucional do Instituto C&A, que apoia o fortalecimento de organizações da sociedade civil. Participou do processo de desenvolvimento da Política da pesca artesanal em Pernambuco. É membro do Grupo Recife de Aprendizagem.


 

Pedro Pereira Cavalcante Filho - Tem atuação focada no desenvolvimento de lideranças empresariais. Graduado em Engenharia Civil. Diretor Técnico do Conselho do Instituto Ação Empresarial pela Cidadania Pernambuco (ACE), que busca  articular empresas e influenciar suas práticas de cidadania empresarial contribuindo com o desenvolvimento sustentável. Diretor do Instituto Maria Madalena Oliveira Cavalcante (IMMOC), instituto de responsabilidade social. Membro do Grupo Recife de Aprendizagem e da Associação de Pedagogia Social.



Participação de Eduardo Rombauer - Bacharel em Relações Internacionais, é profissional de desenvolvimento organizacional e social, com sólida experiência em processos participativos e iniciativas de transformação pública, junto a organizações de diversos setores e campos de atuação. Fundador e membro de diversas organizações e projetos que atuam em defesa da Democracia e do Desenvolvimento Sustentável.

 

Inscrições

Favor preencher o formulário online abaixo e efetuar o pagamento por meio de depósito bancário em nome de:
 

Instituto Fonte para o Desenvolvimento Social
CNPJ: 03.212.812/0001-99
Banco: Itaú
Agência: 0444
C/C: 10631-4
Enviar o comprovante para carina@institutofonte.org.br.

Teremos mínimo de 10 e máximo 20 participantes.

Mais informações sobre a oficina e evento de lançamento com Denise Castro: denise@institutofonte.org.br ou (81) 9 9657 2787.


Fonte: Instituto Fonte

 

 

PALAVRAS-CHAVE

  • PROJETOS

    • Informação, formação e comunicação em favor de um ambiente mais seguro para a sociedade civil organizada

Rua General Jardim, 660 - Cj. 81 - São Paulo - SP - 01223-010
11 3237-2122
abong@abong.org.br

design amatraca