ABONG -  - Associação Brasileira de Organizações Não Governamentais

associe-se

conheça nossas associadas

Procure pelo nome em um dos campos abaixo:

selecione
selecione

Ou faça aqui uma busca detalhada:

selecione
selecione
selecione
selecione
  • APOIO

    • FIP
  • REDES

    • Fórum Social Mundial

Mostra de Economia Feminista e Solidária reunirá mulheres para intercâmbio, exposição e cultura

04/12/2015

Nos próximos dias 4 e 5 de dezembro acontece a Mostra de Economia Solidária e Feminista “Mulheres transformando a economia” na Praça das Artes, centro de São Paulo. O evento é uma realização da SOF Sempreviva Organização Feminista e da Secretaria Municipal de Políticas para Mulheres de São Paulo (SMPM), em parceria com a Secretaria Municipal de Cultura de São Paulo.

A Mostra reunirá mulheres urbanas e rurais do Estado de São Paulo para intercâmbio de experiências na economia solidária e feminista. Mulheres de diversos grupos e cooperativas debaterão sobre os desafios e aprendizados para as alternativas coletivas de geração de renda e garantia de autonomia econômica.

Estarão presentes mulheres da AMESOL (Associação de Mulheres da Economia Solidária), organização formada em 2013 que já desenvolveu parcerias com a SOF em atividades anteriores e que cumpre o poderoso papel de fortalecer a auto organização das mulheres. Também participarão as mulheres paulistanas que participaram do curso “O trabalho, a renda e a vida das mulheres em São Paulo”, uma formação sobre gênero, autonomia econômica e economia solidária ministrada pela SOF e organizada pela SMPM nos cinco Centros de Cidadania da Mulher distribuídos no município.

As expositoras possuem entre seus produtos uma variedade de alimentos agroecológicos, doces, compotas, artesanatos, roupas e mais, produzidos em cooperativas e grupos com equipes de maioria ou totalidade feminina.

No dia 4 haverá a abertura da Mostra, às 16h, com a presença de representantes da SOF, da Secretaria Municipal de Políticas para as Mulheres e da Secretaria Municipal de Desenvolvimento, Trabalho e Empreendedorismo.

No dia 5, a Mostra será aberta às 9h, com mesa de diálogo entre mulheres da economia solidária às 10h30. Durante a tarde, haverá oficinas de técnicas diversas: turbante, pintura africana, dreads de lã, tear, bonecas de abayomi, bijuterias, flores em palha de milho, batucada e segurança na internet. Também haverá uma exibição de curtas-metragens feministas e apresentações culturais de música brasileira com mulheres artistas de São Paulo. A expectativa é que a Mostra seja mais um espaço de aprendizado e troca entre as mulheres, e que colabore no fortalecimento da economia solidária e feminista como uma possibilidade e uma alternativa aos modelos econômicos que aprofundam a desigualdade e negam o direito à autonomia.

Para saber mais, veja nosso evento.


Fonte: Sof

 

PALAVRAS-CHAVE

  • PROJETOS

    • Observatório da Sociedade Civil

Rua General Jardim, 660 - Cj. 71 - São Paulo - SP - CEP: 01223-010 - Tel.: 11 3237-2122

Horário de funcionamento do escritório: segunda-feira à sexta-feira, das 9h às 19h

design amatraca