ABONG -  - Associação Brasileira de Organizações Não Governamentais

associe-se

conheça nossas associadas

Procure pelo nome em um dos campos abaixo:

selecione
selecione

Ou faça aqui uma busca detalhada:

selecione
selecione
selecione
selecione
  • APOIO

    • Pão Para o Mundo
  • REDES

    • Plataforma MROSC

CCLF e Artigo 19 promovem seminário sobre acesso a informação pública em Pernambuco

29/09/2010

Quais as dificuldades para acessar informação pública enfrentados pelas organizações sociais? É possível trabalhar na construção de políticas públicas quando falta tal acesso? Dentro do contexto da tramitação do projeto de lei de acesso à informação no Congresso, o Centro de Cultura Luiz Freire (CCLF) e a Artigo XIX promovem o seminário Acesso à Informação Pública em Pernambuco.

 

O encontro é aberto às organizações não-governamentais, representantes de instituições públicas, Pontos de Cultura, estudantes e demais interessados. Na ocasião será lançado a nova versão do site Ombudspe, do CCLF, com novo layout e ferramentas para áudio e vídeo. O evento será realizado, nesta quinta-feira, 30, das 14h às 18h, na sala Aloísio Magalhães, na Fundação Joaquim Nabuco, Derby ( Rua Henrique Dias, 609).

 

De acordo com Arthur Massuda, da Artigo 19 Brasil, a campanha “A informação é um direito seu!”, capitaneada pela ONG, vem articulando organizações das cinco regiões do país para promover localmente o direito de acessar informações detidas por autoridades públicas. A Artigo 19 já promoveu debates sobre a campanha em Campo Grande (MS), Porto Alegre (RS) e São Paulo (SP), e em Pernambuco realiza o encontro por meio de parceria com o CCLF.

 

O encontro, segundo Arthur, “busca identificar as principais dificuldades no acesso à informação pública que darão a base para um plano de ação”, diz. Em São Paulo, após um debate com especialistas ambientais, segundo Arthur, identificou-se que um dos problemas no tema é o fato de informações produzidas por órgãos públicos não chegarem até as populações afetadas pela mudança climática. A partir disso, desenvolveu-se um plano para transmitir esses dados públicos por meio de rádios comunitárias, que será executado pela organização A Barca. Nesses programas, pretende-se também conscientizar a população em geral do direito de saber as informações que o governo produz.

 

De acordo com a coordenação do Centro de Cultura Luiz Freire,  a parceria é importante pois incide no direito à informação, direito humano fundamental e imprescindível para a efetivação da democracia, e que cumpre um papel instrumental para o exercício de outros direitos.

 

Mais informações: (81) 3301-5241 (Centro de Cultura Luiz Freire)

 

Fonte: OmbudsPE / CCLF

 

PALAVRAS-CHAVE

  • PROJETOS

    • Fórum Social Mundial

Rua General Jardim, 660 - Cj. 71 - Osasco- CEP: 01223-010 - São Paulo - SP - Tel.: 11 3237-2122

Horário de funcionamento do escritório: segunda à sábado, das 9h às 19h

design amatraca