ABONG -  - Associação Brasileira de Organizações Não Governamentais

associe-se

conheça nossas associadas

Procure pelo nome em um dos campos abaixo:

selecione
selecione

Ou faça aqui uma busca detalhada:

selecione
selecione
selecione
selecione
  • APOIO

    • Instituto C&A
  • REDES

    • ALOP

Ministra do Meio Ambiente e Itamaraty recebem propostas da sociedade civil para COP MOP 2010

29/09/2010

Às 16h dessa terça-feira (28), diversas representações de organizações e movimentos da sociedade civil entregaram para a ministra Izabella Teixeira (MMA) e para o chefe da divisão do Meio Ambiente do Itamaraty, Paulino Franco de Carvalho (MRE), um documento com diversas recomendações para a COP MOP 2010, que acontecerá em outubro no Japão. A 10ª Conferência das Partes da Convenção de Diversidade Biológica (COP 10) e  5ª Reunião das Partes do Protocolo de Cartagena (MOP 05) irá reunir representantes de cerca de 170 países para analisar o resultado das metas de preservação da fauna e da flora assumidas em 2002 e definir quais serão os próximos objetivos até 2020.

 

Após a plenária realizada em setembro, as recomendações foram submetidas a revisão e novas adesões de organizações da sociedade civil. O documento final contou com algumas alterações, principalmente com relação às decisões do Comitê de Cumprimento do Protocolo. Devido à recente modificação de seu entendimento quanto a possibilidade de admissão de informações por não-Partes.

 

Diversos temas importantes estarão na pauta de debates, como mudanças climáticas,  agrocombustíveis, acesso aos recursos genéticos, conhecimentos tradicionais e a repartição dos benefícios, a responsabilidade e a reparação por danos causados pelos transgênicos. Apesar de o país manter uma boa imagem internacionalmente, a sociedade civil apontou vários problemas que colocam em risco a posição de mega-diverso que o Brasil possui atualmente. As decisões tomadas ditarão de que forma os países irão lidar com a necessidade de manterem a diversidade biológica, genética e cultural associada.

 

PALAVRAS-CHAVE

  • PROJETOS

    • Novos paradigmas de desenvolvimento: pensar, propor, difundir

Rua General Jardim, 660 - Cj. 71 - Osasco- CEP: 01223-010 - São Paulo - SP - Tel.: 11 3237-2122

Horário de funcionamento do escritório: segunda à sábado, das 9h às 19h

design amatraca