ABONG -  - Associação Brasileira de Organizações Não Governamentais

associe-se

conheça nossas associadas

Procure pelo nome em um dos campos abaixo:

selecione
selecione

Ou faça aqui uma busca detalhada:

selecione
selecione
selecione
selecione
  • APOIO

    • CIVICUS
  • REDES

    • TTF Brasil

ABONG, EED e PPM realizam pesquisa sobre os níveis salariais em movimentos sociais e ONGs

22/07/2011

A Associação Brasileira de Organizações Não Governamentais (ABONG), em parceria com as agências evangélicas de cooperação alemã Pão Para o Mundo (PPM) e Serviço das Igrejas Evangélicas para o Desenvolvimento (EED), dará início à realização de uma pesquisa sobre as diferenças nos níveis de remuneração praticados pelas Organizações Não Governamentais (ONGs), entidades e movimentos sociais. A análise levará em consideração questões como tamanho das organizações (número de funcionários/as), área de atividade e localização geográfica.


Haverá também a contextualização dos níveis de salários no Brasil (levando-se em consideração a valorização do Real) em relação a outros países, bem como a comparação das remunerações das ONGs com os salários médios praticados em instituições estatais ou acadêmicas públicas e privadas, e em subsetores de atividades econômicas similares. Pretende-se ainda identificar o impacto das principais fontes de financiamento dos projetos executados/gerenciados pelas ONGs e demais entidades consideradas sobre a política salarial e as mudanças relevantes na política de pessoal ocorridas na última década.


A proposta é utilizar os resultados da pesquisa para subsidiar as negociações em torno de um novo Marco Regulatório para as Organizações da Sociedade Civil (OSCs) no Brasil, uma vez que as informações sobre salários praticados, encargos e formas de contratação têm relação direta com transparência e prestação de contas, e com a proposição de regimes tributários facilitados para essas organizações. Durante a campanha presidencial, a presidenta Dilma Rousseff se comprometeu a, no prazo de um ano, estabelecer parâmetros legais e políticas que garantam um ambiente estável e estimulante para a ação cidadã organizada. Mais de 150 organizações signatárias, incluída a ABONG, também se comprometeram com o esforço de ampliar sua efetividade e transparência.


A pesquisa será coordenada pela O ELO – Ligação e Organização e realizada por duas pesquisadoras vinculadas à Universidade Federal da Bahia (UFBA) e à Universidade Católica de Salvador (UCSAL), e que possuem larga experiência em pesquisas na área de trabalho e ONGs.

 

CONTATOS:

diretoria@abong.org.br

di@abong.org.br

cominicacao@elobrasil.org.br

  • PROJETOS

    • Novos paradigmas de desenvolvimento: pensar, propor, difundir

Rua General Jardim, 660 - Cj. 71 - Osasco- CEP: 01223-010 - São Paulo - SP - Tel.: 11 3237-2122

Horário de funcionamento do escritório: segunda à sábado, das 9h às 19h

design amatraca