A Abong, em parceria com suas associadas CFEMEA, CESE e CAMP, desenvolve o Projeto Ampliar a Relevância, o Reconhecimento e o Impacto da Atuação das OSCs no Brasil, que tem como objetivo apoiar processos de organização e articulação da sociedade civil brasileira, fortalecendo seu protagonismo na afirmação de direitos e radicalização da democracia. O projeto tem apoio da União Europeia. O Projeto se insere no contexto de conflitos e mobilizações, profundas mudanças e demarcação de projetos de sociedade. É uma iniciativa possível pela coerência das propostas que as organizações defendem e apresentam, com aquelas assumidas pela União Europeia em seu plano estratégico, em especial a promoção dos direitos humanos, o reforço de capacidades das OSCs e a criação de um ambiente favorável para sua atuação.

Ações estruturantes:

Fundo de Pequenos Projetos para OSCs de base: apoio financeiro direto à experiências de defesa de direitos que se desenvolvem na base da sociedade brasileiros.

Cursos de Formação Presenciais e à Distância: fundamentais para a superação dos desafios de sustentabilidade política e financeira das OSCs de defesa de direitos. Os cursos à distância acontecem em uma plataforma própria da Abong.

Rede de Comunicadores: o projeto apoiou a criação da Cardume – Comunicação em Defesa de Direitos, uma rede de OSCs para articular as várias iniciativas de comunicação que nasceram nos últimos anos em contraposição ao monopólio da comunicação pelas empresas corporativas. A produção da Cardume alimenta o Observatório da Sociedade Civil.

Plataforma por um Novo Marco Regulatório para as OSCs: apoio para a incidência local e estadual da Plataforma na implantação e implementação da Lei 13.019/2014, que instituiu normas gerais para as relações entre as OSCs e o Poder Público nas três esferas.