A sustentabilidade financeira é um desafio constante para quem decide encarar a aventura de construir uma OSC. Nesta seção, listamos fundações, institutos e outros potenciais financiadores do Brasil e do exterior.

Além disso, reunimos abaixo editais de financiamento mais recentes. Dê uma olhada e veja qual deles se encaixa na missão de sua organização!

Licitação para serviços de consultoria e de apoio para organizações não governamentais 

A Organização Protestante para a Diakonie e o Desenvolvimento – Pão para o Mundo (adiante EWDE-PPM) presta ajuda às Igrejas protestantes regionais e livres na Alemanha. Colaboram na autoajuda no trabalho de organizações parceiras religiosas, organizações relacionadas à igreja e organizações laicas. A organização apoia mais de 1300 projetos na África, Ásia, América Latina e Europa Oriental. O foco do trabalho é a segurança alimentar, o apoio à educação e à saúde, o fortalecimento da democracia, o respeito aos direitos humanos, a igualdade de gênero e a preservação da criação.

A EWDE-PPM está a procura de consultores(as) que ofereçam serviços de consultoria e de apoio para as organizações parceiras no Brasil. O objeto dos serviços é o apoio (por meio de consultoria, capacitação, coaching, treinamento, e outras formas para o desenvolvimento de capacidades, etc) para aproximadamente 46 organizações não governamentais e organizações com base religiosa parceiras do Contratante no Brasil. O objetivo dos serviços de consultoria e de apoio é o fortalecimento das capacidades das organizações parceiras nas áreas de gestão financeira (lote 1) e de planejamento, monitoramento e avaliação (PMA) orientada a efeitos diretos e impacto (lote 2), de maneira que as organizações parceiras venham a cumprir satisfatoriamente com os requisitos e exigências definidos pela EWDE-PPM nessas áreas.

Os documentos para este processo de licitação, inclusive o formulário de apresentação de proposta, estão disponíveis para download em https://bfdw.de/saabra.

Prazo de inscrições: 08.11.2019 às 12h UTC+1 para o seguinte e-mail: SCA.BRA@ewde.de. A proposta deve ser enviada por escrito e deve chegar eletronicamente ao e-mail mencionado até esse horário.

Para mais informações, consulte o website https://www.brot-fuer-die-welt.de/pt/pao-para-o-mundo/.

Prêmio Desafio de Acesso à Justiça

Prazo de inscrições: 26 de abril

Área: Premiação pioneira que tem como objetivo promover iniciativas de organizações da sociedade civil e pessoas físicas na defesa de direitos e promoção do acesso à Justiça para o fortalecimento da cidadania e direitos humanos no Brasil. No total, são R$ 100 mil disponíveis para os vencedores deste 1ª Desafio de Acesso à Justiça – Instituto Mattos Filho.

Prêmio Respostas para o Amanhã

Prazo: 17 de junho

Área: Educação; o Prêmio busca estimular e divulgar projetos de investigação e experimentação científica e/ou tecnológica desenvolvidos por estudantes do Ensino Médio da rede pública de ensino. Com base no ensino por projetos, na investigação científica e no pensamento crítico, a iniciativa contribui para a formação de cidadãos capazes de interpretar situações, lidar com as mudanças do contexto e contribuir para avanços da sociedade.

ONU Mulheres recebe propostas em edital

Prazo: até as 11h59 do dia 18 de janeiro

Área: Eliminação da Violência Contra Mulheres; as organizações que enviarem propostas devem ser lideradas por mulheres ou promoverem os direitos das mulheres. Serão apoiadas iniciativas com o recurso que varia de 50 mil a 1 milhão de dólares, cerca de 170 mil a 3 milhões e 700 mil reais, aproximadamente.


Itaú Social e Fundação Carlos Chagas lançam edital de financiamento de pesquisas sobre os Anos Finais do Ensino Fundamental

Prazo: prorrogado até 12.12.2018

Área: Educação; apoiar pesquisas aplicadas que apontem recomendações para a superação dos desafios da etapa de escolarização do 6º ao 9º ano.


Fundo Brasil de Direitos Humanos: 70 Anos da Declaração Universal dos Direitos Humanos

Prazo: até 18h do dia 28 de fevereiro de 2019

Área: Iniciativas de enfrentamento aos retrocessos no campo dos direitos humanos, com foco em: direitos das mulheres, em especial mulher negra, indígena e de populações tradicionais; defesa à livre orientação sexual e identidade de gênero; defesa do direito à terra e ao território (povos indígenas, quilombolas, populações tradicionais e povos do campo); áreas da educação, saúde e trabalho.

Fundo Brasil de Direitos Humanos: Combatendo o Trabalho Infantil na Indústria da Moda

Prazo: até 18h do dia 19 de fevereiro de 2019

Área: Combate contra a exploração no trabalho por meio do acesso à educação escolar; incidência política; fortalecimento de estruturas comunitárias locais; capacitação de trabalhadores e trabalhadoras através da promoção de informação.