A Abong conta com um Plano de Comunicação construído com aporte de suas associadas e validado por seu Conselho Diretor. Deste processo de escuta, dois eixos de ação foram definidos: articulação e ação em rede; e disputa de narrativas sociais. Eles desdobram-se em:

Articulação da base (Rede Abong) e do campo Abong – reunir e articular comunicadores das OSCs associadas e próximas do campo Abong, potencializando o alcance e a qualidade de suas produções e aumentando seu impacto na disputa social

Disputa de narrativas – construir e disseminar na sociedade posicionamentos políticos articulados com a base, afirmando as bandeiras da Abong e buscando disputar os valores da sociedade.

Essas linhas estratégicas se traduzem em diversas ações e instrumentos:

Cardume – Comunicação em Defesa de Direitos, rede que reúne organizações e movimentos da sociedade civil para ações articuladas de comunicação que potencializem a promoção e defesa de direitos e bens comuns.

Observatório da Sociedade Civil – canal de notícias da Associação Brasileira de Organizações Não Governamentais (Abong). Sua proposta editorial passa por construir um ambiente cada vez mais favorável à atuação das Organizações da Sociedade Civil (OSCs), ampliando os espaços de mobilização e participação social e fortalecendo a democracia brasileira. Neste sentido, o Observatório trabalha para dar visibilidade à atuação das entidades, ampliando a transparência e qualificando o debate social a respeito do tema.

Redes Sociais – Utilizamos as plataformas digitais como instrumento para divulgação de nosso trabalho. Confira nossa página no Facebook, Instagram e Twitter.