Pajubá é conhecido como o dialeto da comunidade LGBTQIA+. Uma linguagem que reúne apropriações de palavras em português e também africanas, muito utilizadas no candomblé, que foi essencial para a resistência e sobrevivência da população de travestis e depois fora utilizado e popularizado pelas LGBTQIA+.

O Projeto Pajubá foi idealizado pela Abong, Antra e ABGLT, com apoio da Luminate, e busca fortalecer a atuação de organizações e coletivos que atuam na defesa de direitos da população LGBTQIA+ no Brasil, por meio de processos formativos, capacitação política e de advocacy/incidência, atuação em rede, promoção de assessoria jurídica e apoio ao desenvolvimento institucional. 

Confira no link abaixo o Diagnóstico que inicia esse processo de reflexão, mostrando qual é a realidade atual das Organizações LGBTQIA+ brasileiras. Através desse documento conseguimos desenvolver e articular as melhores estratégias para fortalecermos o ecossistema LGBTQIA+ e atuarmos com mais força e precisão em defesa da nossa comunidade.

Pajubá é dialeto, ação, estratégia e, sobretudo, luta!

O Projeto Pajubá oferece também orientação jurídica específica para organizações da sociedade civil, coletivos e redes LGBTQIA+.

Se você faz parte de uma organização LGBTQIA+ e tem alguma dúvida que envolva legislação, processos de formalização ou qualquer babado que precise de umas dicas de advogado, vem com a gente!

Você pode mandar sua dúvida através deste formulário aqui ou então enviar um e-mail para: juridico.pajuba@abong.org.br ou um zap para +55 11 94791 8434.

Esse serviço é exclusivo para organizações que trabalhem com a pauta LGBTQIA+, sendo apenas para orientação jurídica, não atendendo ações judiciais, pessoas físicas, empresas ou órgãos governamentais.