O 8M – Dia Internacional da Mulher na Abong vem para lembrar a resistência do movimento feminista nas organizações da sociedade civil.

Durante todo o mês de março queremos gerar reflexões, denunciar violências e lembrar a luta diária de todas as mulheres do nosso país.

A Abong e suas associadas estão ainda mais comprometidas no acolhimento das mulheres nesse momento de pandemia.

A luta é também por vacina para todas, por auxílio emergencial e pelo Fora Bolsonaro, pois somos diariamente atingidas pelo seu discurso de ódio e crimes contra a vida das mulheres.
Conheça movimentos, ações e organizações da sociedade civil presentes nesta luta!

Resistimos pela mudança, pela igualdade e pela democracia!

ESPAÇO AGENDA 8M

Mulheres pela vida
No dia 11 de março, o @8mpetropolis irá realizar uma roda de conversa debatendo as principais pautas exigidas pelas mulheres. A conversa será via Zoom no dia 11/03 às 19h. O link está aqui embaixo, basta clicar no link no horário do evento 🙂
Mês da Mulher IDHESCA

Festival Guardiãs de Sementes do Paraná - Terra, Alimento e Preservação da Vida pelas Mulheres - 19h: Lançamento da publicação das guardiãs e partilha de vivências e experiências das guardiãs de sementes crioulas.

Comunidade de Prática de Justiça de Gênero de ACT Aliança na América Latina e Caribe
Live Mulheres Árvores – Amazônia
Março das Originárias da Terra: A Mãe do Brasil é Indígena.
Organização: A Articulação Nacional das Mulheres Indígenas Guerreiras da Ancestralidade - Anmiga
Roda de conversa: Lutas, Curas e Bênçãos entre as mulheres de FLD-COMIN-CAPA e mulheres dos territórios.

às 16h

O legado de Marielle nas casas legislativas do país! 🌻

Na ação #PlantandoSementes, coordenada pelo Instituto Marielle Franco, quase 70 parlamentares de 45 cidades do Brasil se comprometeram em protocolar 12 projetos de lei apresentados por Marielle no Rio, para serem multiplicados em outras cidades, e um projeto que cria no dia 14 o Dia Marielle Franco de Enfrentamento à Violência Política contra Mulheres Negras, LGBTQIA+ e periférica.

A FLD-COMIN-CAPA apoia ações que buscam promover relações de gênero justas, igualitárias e protagonizadas por grupos e coletivos em seus territórios.
A Política de Justiça de Gênero é um critério transversal para todas as dimensões de trabalho e todos os projetos.
Comissão da Condição Jurídica e Social da Mulher, ligada a ONU.
A reunião desta Comissão ocorrerá na segunda quinzena de março.

17/03 - Evento Paralelo Conselho de Direitos Humanos da ONU.

Live Mulheres semente – Mata Atlântica, Caatinga e Pampas
Março das Originárias da Terra: A Mãe do Brasil é Indígena.

Roda de conversa: Lutas, Curas e Bênçãos entre as mulheres de FLD-COMIN-CAPA e mulheres dos territórios.

Nesta data especial, o Instituto de Mulheres Negras do Amapá tem um recadinho especial para você. Uma simbólica homenagem a todas as mulheres, em especial as mulheres pretas do nosso Brasil.
MANIFESTO 8 M NACIONAL.

Nossas vidas estão ameaçadas por um projeto de morte, comandado por Bolsonaro e que conta com a cumplicidade e apoio de fundamentalistas e setores conservadores dos poderes jurídico, parlamentar e da grande mídia à serviço do capital nacional e internacional.

MESA DIALÓGICA: MULHERES EM FREIRE

Dando continuidade as atividades do Centenário Freireano Circulante, dia 08 de março, dia da mulher, teremos nossa primeira mesa dialógica. O tema não poderia ser outro: Mulheres em Freire.

NÓS ESTAMOS FURIOSAS!

O feminicídio só aumenta e o desemprego afeta à todo@s. O povo tá morrendo da COVID-19 e de fome. A vacina não dá para tod@s, o auxílio emergencial foi suspenso e a Amazônia está sendo devastada.

Jornada Feminista - Diálogos com as Mulheres
Tema: Resistir para Existir.

A jornada é realizada pelo Centro das Mulheres do Cabo (CMC), De 8 a 18 de março, das 8h às 9h, com transmissão via Facebook, com transmissão da Rádio Comunitária Calheta FM 98.5.

Mulheres no meio tecnológico
As mulheres conquistam cada vez mais espaço e confiança para atuar na área. Para falar do assunto convidamos a Michelle Bello, que já trabalha com tecnologia há anos. A roda de conversa será via Zoom no dia 09/03 às 19h.
MARCHA VIRTUAL DAS MULHERES DE ALTAMIRA - XINGU
08 DE MARÇO ÀS 16:00H VIA ZOOM E TRANSMISSÃO AO VIVO PELO FACEBOOK DO ``COLETIVO DE MULHERES NEGRAS ``MARIA MARIA`` - COMUNEMA.
Hora: 8 mar. 2021 04:00 da tarde São Paulo
CIRANDA DE SABERES: Práxis feminista e a Educação Popular Freireana.

A Reunião Aberta de Articulação da Campanha Latino-americana e Caribenha em Defesa do Legado de Paulo Freire dará espaço ao evento ``Ciranda de saberes: Práxis feminista e a Educação Popular Freireana``.

COLETIVO MULHERES DO XINGU.

Convida você a participar do nosso evento online que tem por objetivo dialogar sobre a seguinte tema:
Violência doméstica e as Redes de proteção e segurança a vida das mulheres: Lei 11.340/06 e Lei Maria da penha- Art.8.

Mês da Mulher Idhesca

A iniciativa propõe oficinas/lives interativas que oferecerão reflexões e diálogos permeados pelo objetivo de desconstruir estereótipos e destituir padrões, atentando para o respeito e para a liberdade na construção de diferentes formas do cuidado de si e do outro.

Café Feminista

A Sociedade Paraense de Defesa dos Direitos Humanos (SDDH) em Parceria com O Movimento de mulheres do Campo e da Campo e da Cidade, realizará como parte do Projeto Educar e Resistir por Direitos Humanos na Amazônia, o Café Feminista, às 17 horas.

Roda de troca de experiência: Mulheres em marcha todas juntas, todas livres

A roda de trocas de experiências: Mulheres em marchas todas juntas, todas livres, será realizado no dia 6 de março, pelo Google meet, para participar mande no email em Comsaúde.to@gmail.com mandaremos o link com todo prazer e satisfação.

8M Recife - CMN
Feministas na Região Metropolitana do Recife organizam live em comemoração ao Dia Internacional de Luta das Mulheres
Evento acontecerá no dia 8 sob o lema central “Feministas pela vida, contra o governo da morte! Fora Bolsonaro e Mourão”
Webinar GT Gênero UCB apresenta: Mulheres no Pedal - Preconceitos e controle dos nossos corpos pelos deslocamentos na cidade.

Tradicionalmente, em março trazemos um debate puxado pelo GT Gênero da UCB, que provoca reflexões sobre as questões da luta feminista para dinamizarmos posturas e políticas de enfrentamento para que mulheres sejam respeitadas por exercer seu direito de acessar às cidades.

RODA DE CONVERSA POLÍTICAS PÚBLICAS DE ENFRENTAMENTO À VIOLÊNCIA DOMÉSTICA.

O CDDH convida duas técnicas da equipe do CRAM, do município de Petrópolis para uma roda de conversa sobre o trabalho do CRAM.

Instituto Cultural Arte Brasil; Quadrilha Junina Estrela do Divino e Revista D'arte.

Publicação e divulgação online de textos de 6 autoras brasileiras sobre temas da luta feminista no Brasil. Os textos serão divulgados e debatidos no site e blog do ICAB e também nas redes sociais de todas as organizações realizadoras. Coordenação Jéssica Ramos

Lançamento projeto Jovens Jornalistas pelos Direitos da Mulher - ComCausa.

Buscando alcançar jovens mulheres dos 13 municípios da Baixada Fluminense a fim de capacita-las em técnicas de jornalismo comunitário, articulação e acionamento de rede de promoção e proteção dos direitos da mulher.

AFABE 8M: Em Defesa das Mulheres do Campo e da Cidade

Intitulada AFABE 8M: Em Defesa das Mulheres do Campo e da Cidade, a ação tem como objetivo incentivar e fortalecer a luta das mulheres por garantia de direitos. Os vídeos serão publicados nas redes sociais da AFABE. #AFABE8M

Encontro aberto do projeto Vozes Femininas
Associação BRASA - Brasil saúde e Ação

Somos mulheres com deficiência e cuidadoras da Brasilândia e nesse DIA DA MULHER vamos compartilhar nossas experiências com o projeto de empoderamento e acolhimento por rodas de conversa em um encontro aberto e virtual.

BROTAR DA MULHER
PROFEC - Centro Ecumênico de Formação e Educação Comunitária

Temos o Projeto Papo de Mulher, conversas entre elas, este ano 2021 trabalhando ``Brotar da Mulher`` que traz a mulher informações sobre seus direitos. Em uma roda de conversas reunimos mulheres de diferentes idades, religião e ideias.

Módulos de formações sobre “O papel da mulher na gestão da propriedade familiar agroecológica” - Associação Paraense de Apoio a Comunidades Carentes - APACC e Rede Jirau de Agroecologia

Os módulos de formações contam com apresentação de palestra, vídeos, dinâmicas e roda de conversa que proporcionam aprendizados e a valorização do trabalho feminino.

Viração / Agência Jovem de Notícias
Mulheres trabalhadores na pandemia.

Uma reportagem com entrevistas + contexto das mulheres brasileiras durante o covid e sua relação com o trabalho, remunerado e não remunerado.

roda de conversa: pandemia e a vida das mulheres

organizações associadas que trabalham a causa feminista