SOMOS TODAS ANTIRRACISTAS

#SomosTodasAntirracistas mas quais vozes de poder destacamos nas nossas organizações?
Estamos promovendo ambientes saudáveis e acolhedores para gerar inclusão de fato?
Realizamos ações que promovam uma conduta antirracista?

É essa reflexão que a Abong gostaria de provocar neste dia da Consciência Negra.

Para isso, criamos um site que traz reflexões e ferramentas para enfrentarmos o racismo em nossas organizações, com foco nas questões de empregabilidade da
população negra e em como podemos combater o racismo que está presente em nossas estruturas.

Vamos juntas e juntos combater o racismo institucional nas nossas organizações!

QUANTOS SOMOS?

“Quantos somos?” Essa pergunta motivou um estudo inédito e de abrangência nacional sobre a empregabilidade de pessoas negras – pretas e pardas – nas organizações da sociedade civil brasileiras de defesa de direitos sociais.

O conteúdo é uma contribuição à criação de políticas antirracistas e parte de um conjunto de ações da Abong para transformar a realidade do racismo estrutural no Brasil.

O resultado indicado abaixo integra uma investigação mais ampla – e que segue em processo - sobre o Perfil da empregabilidade das OSCs no país.

image
image

Cartilha de Combate ao Racismo Institucional

Seguindo uma longa trajetória de luta pela igualdade de gênero e raça em nosso país, a Abong uniu forças com a Ação Educativa, para a elaboração e produção de uma Cartilha de Combate ao Racismo Institucional.ㅤㅤㅤㅤㅤ

ㅤㅤEsta publicação sistematiza a experiência da Ação Educativa na construção coletiva de vias para a promoção da igualdade racial em todos os níveis e contextos de nossa atuação a partir do enfrentamento ao racismo institucional.

Acesse a cartilha virtual provisória e vamos juntas e juntos combater o racismo institucional nas nossas organizações!

EMPREGABILIDADE DE PESSOAS PRETAS

Com o objetivo de pautar a empregabilidade de pessoas negras em todos os espaços das organizações da sociedade civil, a Abong realizou uma série de vídeos contando de forma anônima, histórias de mulheres negras que atuaram em organizações e suas experiências, relatando as dificuldades sofridas e a importância de ocuparem este espaço.
image

CONHEÇA OUTRAS INICIATIVAS DE EMPREGABILIDADE