O Projeto “Nanet: Democratizando a tecnologia” tem como objetivo principal fomentar os direitos humanos, as liberdades essenciais, a democracia e o estado de direito no Brasil.
Julinet e sua turma apresentam ao público de forma acessível e descontraída todo conteúdo sobre cuidados digitais e bem-estar na internet. 

O Nanet foi idealizado pela Abong, Ação Educativa e Ibase, além de ter o apoio da União Europeia. A iniciativa é fundamentada em dois prismas: o desenvolvimento das capacidades e habilidades no campo dos direitos digitais dos grupos alvo.

Entre as atividades estão previstas as seguintes ações: ciclos formativos em cuidados digitais e bem-estar na internet; treinamento em ferramenta de diagnóstico e avaliação de cibersegurança; workshops colaborativos sobre combate aos discursos de ódio, desinformação e usos da liberdade de expressão e seus impactos.

 

Sociedade civil lança nota técnica com diversas assinaturas que exige maior participação e transparência na regulação de Inteligência Artificial no Brasil.
É urgente a inclusão de organizações do campo de defesa e promoção de direitos humanos, representatividade multissetorial, e compromissos com diversidade e igualdade.

Por meio do EDITAL CICLO FORMATIVOS EM CUIDADOS DIGITAIS E BEM-ESTAR NA INTERNET, Abong, Ação Educativa e Ibase convidam organizações da sociedade civil, coletivos e movimentos sociais que trabalham com tecnologia a compartilhar propostas formativas sobre práticas de cuidados digitais e bem-estar na internet. Serão especialmente valorizadas propostas que articulem interseccionalmente as questões de raça, gênero, diversidade sexual e territorialidade, reconhecendo a importância de abordar essas dimensões para a construção de um ambiente digital mais inclusivo e seguro.

EDITAL ENCERRADO.

As Organizações selecionadas para o Edital Ciclos Formativos Em Cuidados Digitais e Bem-estar na Internet foram: 

Associação Pipa – SP
Associação Paraguaçu de Mulheres Indígenas – BA
Cidade Nova Informa (CNI) – PR
Coletivo Mulheres Negras de Araranguá – SC
Politize! – PE
Youca – RJ

Esta Cartilha tem como objetivo apresentar formas de enfrentamento à desinformação em ambientes digitais, especialmente de redes sociais, para usuários de plataformas, organizações da sociedade civil e movimentos sociais. Também propõe uma conversa sobre moderação de conteúdo, para que se saiba do que se trata, como ela acontece e alguns desafios que surgem quando esse mecanismo falha.

Tudo mudou nos últimos anos, não é? A nossa forma de nos comunicar, de nos informar e, também, a forma como são produzidos e compartilhados os conteúdos que encontramos nas redes sociais. É também na internet onde parte do debate público acontece, onde nos informamos sobre a democracia, o papel do Estado, e os serviços que podemos acessar. Junto a toda essa transformação, também é necessário que estejamos preparados para interagir de forma responsável e bem informada nas redes, promovendo um ambiente digital seguro para todas as pessoas.

Vem com a gente?! Clique no botão pra ler nossa cartilha na íntegra.


A Abong, junto com o Ibase e a Ação Educativa, está buscando alguém para ajudar na gestão financeira do projeto “Nanet: Democracia e Direitos Digitais”, com o apoio da União Europeia.

Estamos procurando uma pessoa com formação em Ciências Contábeis, Administração ou áreas similares, que tenha experiência em assessoria financeira. O trabalho será feito remotamente. A contratação será como pessoa jurídica por 12 meses, com chance de prorrogação. É importante que a pessoa também tenha experiência com organizações da sociedade civil.

Processo encerrado.

Márcia de Câmera Campos, foi a pessoa selecionada para a vaga.