Plano Trienal

PRIORIDADES PARA O TRIÊNIO 2016 | 2019

DEFINIDAS EM ASSEMBLEIA EM 16 E 17 DE MARÇO DE 2016

 

1. Promoção de ambiente favorável à atuação das Organizações da Sociedade Civil com ênfase no fortalecimento da base associativa por meio do empoderamento comunicacional da Abong e de suas associadas e da expansão de sua capacidade de incidência para além do território nacional via fortalecimento das articulações com a sociedade civil planetária, do fortalecimento da sustentabilidade política e financeira da Associação e de sua base associativa via ação coordenada com foco na implementação da Lei 13.019 e na construção de novas estratégias e paradigmas de mobilização de recursos e financiamento. Fortalecimento da base associativa ainda por meio do fortalecimento de sua identidade política e de um plano nacional de capacitação. Aprimoramento e fortalecimento da política de comunicação da Abong, visando ao aumento da capacidade de comunicação de suas associadas. Promoção e fortalecimento de espaços de articulação horizontais por meio da construção de posicionamentos e agendas comuns e projetos conjuntos, bem como do aprimoramento da dinâmica de atuação em suas bases.

2. Atuação pela radicalização da democracia por meio de balanço crítico e compreensão histórica, da construção de articulação junto à Plataforma pela Reforma Política com espaços de atuação sobre essa pauta, do aprimoramento de aspectos do exercício da democracia participativa e da atuação pela reconstrução do campo da sociedade civil.

 

3. Promoção de novos paradigmas de organização social rumo ao bem viver por meio da visibilização de alternativas já existentes e produção de novas narrativas, da consolidação de um movimento ecológico popular com bases urbanas e rurais, da promoção de comunicação mobilizadora e da construção de alianças estratégicas (cientistas, movimentos urbanos, comunidades religiosas, povos tradicionais, movimentos ambientalistas, coletivos de comunicação, rádios comunitárias, equipes de comunicação das associadas).

Planejamento Trienal da Abong 2013 | 2016

Prioridades para o triênio 2013-2016

 

As associadas reunidas na Assembleia Geral da Abong (27 e 28 de fevereiro de 2013) estabeleceram as prioridades estratégicas para o próximo triênio, considerando a conjuntura exposta no texto acima e os debates realizados durante o evento. Abaixo as prioridades, indicadores, atividades e cronograma, conforme definidos em reunião do CD – setembro de 2013:

1. Fortalecer a base associativa, através do investimento em sua sustentabilidade política e financeira e na ampliação do número de associadas. Dinamizar a relação entre as associadas e a Abong, estabelecendo conexões mais claras entre o trabalho de articulação e representação política da associação e o que é realizado pelas entidades na base.

2. Intensificar a luta por um novo marco regulatório para as organizações da sociedade civil, através do reforço da articulação – tanto nacional como latino americana – em prol desta causa, através de estudos, incidência no executivo e no congresso e melhor comunicação com a sociedade. Lutar contra a criminalização de Movimentos sociais e organizações da sociedade civil.

3. Aprofundar a crítica ao modelo de desenvolvimento dominante, produtor de desigualdade social e depredador dos bens naturais; promover a construção de paradigmas alternativos que priorizem o bem viver, a justiça social e ambiental; e difundir as práticas sustentáveis existentes.

4. Contribuir para o avanço da democracia participativa e do controle social das políticas públicas. Neste sentido, lutar por uma Reforma Política ampla, pelo financiamento público exclusivo das campanhas eleitorais, pela adequada representação de mulheres, pessoas negras e minorias, pela regulamentação dos instrumentos de democracia direta, pela democratização dos meios de comunicação e do judiciário.

 

5. Ampliar e qualificar a incidência internacional, principalmente através do diálogo e Articulação com a sociedade civil de outros países. Exigir participação da sociedade civil na política externa brasileira e o monitoramento do papel do Brasil – e das empresas brasileiras – no mundo. Promover uma cultura de paz, de solidariedade, de valorização da diversidade e de democracia.