Na busca por fortalecer os mecanismos democráticos do Brasil, a Abong, em parceria com a Fundação Friedrich Ebert (FES), produziu a cartilha “O Papel da Sociedade Civil na Política Participativa do Governo Lula III”.
A cartilha analisa o estado da participação social no terceiro ano do governo Lula, apresentando um panorama histórico da democracia participativa no Brasil.
Abordando desde a constituição de conselhos de políticas públicas na década de 1990 até as recentes mudanças implementadas na atual gestão federal, o documento ainda analisa o impacto das políticas de desmonte da participação social durante os governos Temer e Bolsonaro, além de discutir os desafios enfrentados na reconstrução desses espaços democráticos.
A cartilha está inserida no Programa de Participação Social da Abong, uma iniciativa para fortalecer a atuação da sociedade civil na agenda de participação social no Brasil. Fundamental para compreender os rumos da democracia participativa, o documento pode ser baixado gratuitamente.