
A Rede Cardume é um movimento de articulação e de ação coletiva contra a desinformação, os ataques às organizações e o isolamento das equipes de comunicação.
A Abong – Associação Brasileira das Organizações Não-Governamentais, reativa esse projeto criado originalmente em 2018. Trata-se de uma iniciativa voltada para comunicadoras/es das organizações da sociedade civil, com o propósito de fortalecer a comunicação coletiva, valorizar narrativas e ampliar o alcance das pautas comuns.
A rede já conta com mais de 50 organizações associadas, de diversos territórios do Brasil. Neste projeto, a potência está no nado em conjunto. Sozinhas/os, nadamos contra a maré; juntas/os, viramos corrente.

A Rede Cardume fará parte da estratégia da Abong para fortalecer o trabalho de comunicadoras/es e ativistas durante o período eleitoral.
O projeto se dedicará à unificação de narrativas e ao fortalecimento das pautas democráticas para que equipes de comunicação possam refletir sobre a propagação de informações durante o ano de eleição. Dentre as principais pautas a serem trabalhadas, destacam-se o combate à fake news, métodos de análise de propostas de candidatas/os e a importância do voto no sistema democrático.
Esse espaço nas ações de comunicação e eventos da Abong visa dar voz às experiências das/os comunicadoras/es das OSCs na luta por informação, democracia e justiça eleitoral, conectando demandas locais às reivindicações nacionais. O objetivo é posicionar as organizações no centro do debate político e ampliar sua incidência na agenda eleitoral.

A Rede Cardume oferecerá conteúdos e encontros sobre:
- Comunicação ética no período eleitoral;
- Narrativas com autoridade e responsabilidade;
- Como evitar e combater as fake news;
- Estratégias para facilitar o acesso da população ao debate político;
- Criatividade nas pautas eleitorais;
- Ferramentas acessíveis de comunicação;
- Engajamento coletivo das OSCs;
- Superação dos desafios da comunicação contemporânea;
- Estratégias com influência local e nacional.

A Rede Cardume é sobre potência coletiva, articulação e impacto. No contexto das eleições, torna-se urgente abrir um espaço de diálogo que proponha um plano robusto de comunicação, unificando as pautas das OSCs em defesa da democracia e fortalecendo sua presença nas discussões sobre desinformação e funcionamento de políticas públicas.
Vem ser Peixa e fazer a diferença na comunicação das OSCs. Inscreva sua organização no formulário abaixo e junte-se ao nado coletivo da Rede Cardume!







