Por um Brasil solidário: FORA BOLSONARO!

    A Abong – Associação Brasileira de Organizações Não Governamentais, que reúne mais de 250 organizações de defesa de direitos em todo o país, vem a público somar-se à Campanha Nacional Fora Bolsonaro realizada nestes dias 10 e 11 de julho.

     

    Desde o primeiro dia de governo, o Presidente Jair Bolsonaro demonstrou seu desapreço pelas organizações da sociedade civil, por sua relevância e papel na construção de uma sociedade brasileira socialmente justa, economicamente igualitária e ambientalmente sustentável. Não por outro motivo, seu primeiro ato foi a publicação da Medida Provisória 870 que visava intervir na autonomia de atuação das organizações da sociedade brasileira de forma a tentar tutelar ou amedrontar nossas lideranças e profissionais. Por meio de uma ampla mobilização nacional e do diálogo com todos os setores do Congresso Nacional, a MP870 foi alterada, com um texto que respeita os princípios constitucionais democráticos de livre organização e atuação das OSCs para fins lícitos e pacíficos.

     

    Passados pouco mais de 18 meses de governo, o Presidente e parte de seus ministros seguem tentando promover medidas que desrespeitam a saúde pública, que aceleram a degradação ambiental, que fragilizam a economia, que escondem casos de corrupção e desvios de recursos públicos e que apoiam grupos antidemocráticos, paramilitares e milícias. A violência contra os povos negros, contra os direitos e a vida das mulheres, contra as populações indígenas, contra as populações em situação de rua e contra os milhões de trabalhadores e trabalhadoras desempregadas é cotidiana.

     

    Sem projeto para o Brasil, este desgoverno levou o país a ser um dos primeiros em número de infectados e de mortes por milhão causados pelo Covid-19, com a marca de mais de 67 mil mortos. Apesar disto, o Presidente segue com uma postura irresponsável, chegando às vias de se caracterizar como ação criminosa ao não colocar o Governo Federal como articulador das ações sanitárias e econômicas necessárias para a proteção das pessoas, da economia nacional e de nossos territórios.

     

    Esta situação é insuportável. O Presidente Bolsonaro expressa uma visão de sociedade individualista, egoísta, sem respeito ao espírito coletivo e solidário necessários para a constituição de uma nação unida em prol de seus ideais comuns. O Presidente busca a divisão, colocando povo contra povo, apostando na instabilidade e no rompimento do equilíbrio social e institucional

     

    Fora Bolsonaro é a única medida que deve ser assumida pelos democratas brasileiros. Não há como se compactuar com as posturas de irresponsabilidade administrativas e políticas praticadas por quem, apesar de eleito democraticamente, desrespeita todos os dias o cargo que ocupa.

     

    Por isso, a Abong não tem dúvidas em afirmar: Por um Brasil Solidário – Fora Bolsonaro!

     

     

    Diretoria Executiva

    Deixe um comentário