O atual modelo de desenvolvimento, produtivista-consumista, levará muito provavelmente a humanidade à destruição. Muita gente vem tomando consciência da gravidade da crise ecológica, mas os governos, em sua maioria dominados pelos interesses do poder corporativo, se recusam a mudar de direção. Um dos principais argumentos apresentados para não mudar é que não há propostas alternativas.

O projeto Novos Paradigmas – Rumo ao Bem Viver nasce para mostrar que isso não é verdade. Realizado pela Abong em parceria com sua associada ISER Assessoria e com financiamento da Misereor, o projeto tem como objetivo é discutir e construir outros modelos de desenvolvimento – outra economia, outra organização da sociedade – que seja capaz de atender às necessidades dos seres humanos, ao mesmo tempo respeitando os limites do planeta.

Estes debates encontram um canal no Observatório da Sociedade Civil, onde artigos, entrevistas e reportagens sobre temas próximos aos projeto estão reunidos em uma área especial.
Além disso, buscamos reunir experiências práticas de grupos que estão de fato discutindo, aprofundando as reflexões e produzindo propostas. Propostas não apenas parciais, mas globais: para a organização da sociedade como um todo. Estas experiências estão reunidas no Banco de Práticas Alternativas, um dos produtos do projeto.

Queremos provar que existem alternativas e que algumas delas já estão sendo praticadas, trazendo resultados em termos de qualidade de vida e evitando os prejuízos produzidos pelas políticas dominantes.

> Acesse a área sobre Novos Paradigmas no Observatório da Sociedade Civil

> Conheça o Banco de Práticas Alternativas