Prêmio consiste em uma viagem temática à União Europeia durante a qual um representante da OSC vencedora se reunirá com funcionários públicos e contrapartes da sociedade civil europeia

A União Europeia no Brasil realiza a primeira edição do “Prêmio Direitos Humanos da União Europeia”. Lançada no início de outubro, a iniciativa visa reconhecer, incentivar e dar visibilidade a um projeto em andamento realizado por uma Organização da Sociedade Civil (OSC) brasileira que atue no espírito da Declaração Universal dos Direitos Humanos de 1948.

 

A premiação faz parte do 70º aniversário da Declaração Universal dos Direitos Humanos. Segundo a delegação da União Europeia no Brasil, eles estão empenhados em defender uma política em prol da democracia, pelas liberdades fundamentais e pelo Estado de Direito, além de realçar o compromisso e o empenho pelo pleno respeito dos direitos humanos.

O prêmio consiste em uma viagem temática à União Europeia durante a qual um representante da OSC vencedora se reunirá com funcionários públicos e contrapartes da sociedade civil europeia que realizam atividades relacionadas ao campo dos direitos humanos no qual a organização vencedora atue.

Quem pode participar?

Podem ser apresentadas Organizações da Sociedade Civil formalmente constituídas com mais de três anos no Brasil, que realizam atividades que favorecem, protegem, garantem e conscientizam sobre os direitos humanos no país.

A cerimônia de entrega do Prêmio será realizada em Brasília, no início de Dezembro. O júri é composto pelo Embaixador da União Europeia no Brasil, pelo Representantes das Nações Unidas no Brasil e pelos Embaixadores dos Estados Membros da União Europeia no Brasil. As candidaturas devem ser apresentadas no e-mail delegation-brazilpolitical@eeas.europa.eu até ao dia 4 de novembro.

Verifique mais informações no site e na página no Facebook da UE no Brasil.