Quem protege quem protege? Entre os dias 30 de maio e 1 de junho aconteceu o II Encontro Nacional sobre Proteção Popular de Defensoras e Defensores de Direitos Humanos, organizado pelo Projeto Sementes de Proteção. O evento em Brasília reuniu mais de 80 representantes de organizações da Sociedade Civil e movimentos sociais de todo Brasil. 

No encerramento, os participantes foram convidados ao seminário “Proteção das Defensoras e Defensores das políticas de respeito aos Direitos Humanos no Brasil”, realizado pela Comissão de Direitos Humanos, Minorias e Igualdade Racial da Câmara dos Deputados. A sessão, presidida pelo deputado Luiz Couto (PT-PB) foi um importante momento de diálogo sobre a necessidade da elaboração de uma legislação capaz de proteger coletivos e pessoas que diariamente são ameaçadas, criminalizadas e mortas porque lutam pelos direitos humanos em suas comunidades e territórios. 

Na ocasião, Athayde Motta, membro da diretoria executiva da Associação Brasileira de ONGs (Abong), ressaltou o retorno da sociedade civil pautada na defesa da democracia e na conquista de direitos para grupos historicamente vulnerabilizados à uma audiência pública.

O projeto Sementes de proteção é uma iniciativa da Sociedade Maranhense de Direitos Humanos (SMDH), do Movimento Nacional de Direitos Humanos (MNDH), da Associação Brasileira de Organizações Não-Governamentais (Abong) e da We World GVC Onlus. E das associadas: Comissão Pastoral da Terra (CPT), da Associação Brasileira de Gays, Lésbicas, Bissexuais, Travestis, Transexuais e Intersexos (ABGLT), da Articulação para o Monitoramento dos Direitos Humanos (AMDH) e do Conselho Indigenista Missionário (CIMI).